- Tenha em atenção o seu peso. O excesso de peso, ou a falta dele, pode aumentar as hipóteses do seu bebê desenvolver defeitos genéticos de nascença como a fenda do palato ou diabetes.
- Reduza o stress. Existem muitas situações que podem ser fontes de stress - aproveite este período para refletir sobre elas. Pense no que poderá ajudar a reduzir o stress ou no que poderá ajudar a lidar com ele. O stress durante a gravidez pode levar a uma maior incidência de problemas mentais e comportamentais no bebê.
- Não se exponha à fumaça de cigarro, ou pare de fumar. Uma percentagem do fumo e das substâncias malignas do tabaco ficam armazenadas na gordura corporal e demoram algum tempo a serem eliminadas. Fumar antes e durante a gravidez pode provocar o nascimento de um bebê prematuro, um bebê de peso inferior com asma e a Síndrome da Morte Infantil Súbita.
- Deixe de beber álcool. O corpo acumula substâncias na gordura corporal que podem demorar até um mês a eliminar. O álcool pode causar defeitos genéticos graves, bem como dificuldades de aprendizagem na criança.
- Saiba o seu grupo sanguíneo. Se o seu grupo sanguíneo não for compatível com o do bebê, pode provocar anemia e outros problemas como a doença de RH, que surge devido a esta incompatibilidade. No entanto, a doença de RH pode ser tratada facilmente durante a gravidez.
- Comece a tomar vitaminas pré-natais, cálcio e ácido fólico. Ingerir vitaminas, cálcio e ácido fólico pelo menos 2 meses antes da concepção, ajuda a evitar defeitos ao nível do tubo neural como a espinha bífida e outros defeitos genéticos.
- Verifique a sua imunidade à rubéola e à varicela. Esta imunidade pode ser testada através de um simples exame ao sangue. É importante que saiba se tem imunidade a estas doenças antes de engravidar para que não as contraia durante a gravidez. A contação destas doenças durante a gravidez pode dar origem a problemas no bebê na área neuromotora, lesões cutâneas semelhantes a cicatrizes, hipoplasia ou desenvolvimento incompleto dos dedos e várias lesões no sistema nervoso.
- Verifique com o médico assistente se os medicamentos que toma são prejudiciais à gravidez. Dependendo dos medicamentos que você possa tomar (medicamento para o coração, antidepressivos...) pode prejudicar o bebê; no entanto deve consultar com o seu médico sobre essa possibilidade. Defeitos genéticos como a fenda do palato e anormalidades nos membros, podem ser provocados pela ingestão de alguns tipos de medicamentos.
- Faça um exame ao HIv. Se for HIV positiva pode passar este vírus ao bebê, mas se descobrir esta condição previamente, através da administração de anti-retrovíricos pré-natais pode diminuir a probabilidade de transmitir o vírus do HIV ao bebê.
- Verifique o seu histórico de saúde e os defeitos genéticos familiares. Verifique os registos médicos de defeitos genéticos familiares quer do lado da mãe quer do lado do pai do bebê. Tenha atenção a problemas genéticos que tenham ocorrido na família e converse com seu médico.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
10 DICAS PARA FAZER ANTES DE ENGRAVIDAR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário