sexta-feira, 12 de novembro de 2010

10 DICAS PARA FAZER ANTES DE ENGRAVIDAR

Um bebê já é uma idéia real, quer mesmo engravidar; mas  antes de realmente engravidar, o que deve saber sobre você? Antes de decidir engravidar deve dar a maior hipótese ao seu bebê, e para tal será necessário seguir alguns passos.
  1. Tenha em atenção o seu peso. O excesso de peso, ou a falta dele, pode aumentar as hipóteses do seu bebê desenvolver defeitos genéticos de nascença como a fenda do palato ou diabetes.
  2. Reduza o stress. Existem muitas situações que podem ser fontes de stress - aproveite este período para refletir sobre elas. Pense no que poderá ajudar a reduzir o stress ou no que poderá ajudar a lidar com ele. O stress durante a gravidez pode levar a uma maior incidência de problemas mentais e comportamentais no bebê.
  3. Não se exponha à fumaça de cigarro, ou pare de fumar. Uma percentagem do fumo e das substâncias malignas do tabaco ficam armazenadas na gordura corporal e demoram algum tempo a serem eliminadas. Fumar antes e durante a gravidez pode provocar o nascimento de um bebê prematuro, um bebê de peso inferior com asma e a Síndrome da Morte Infantil Súbita.
  4. Deixe de beber álcool. O corpo acumula substâncias na gordura corporal que podem demorar até um mês a eliminar. O álcool  pode causar defeitos genéticos graves, bem como dificuldades de aprendizagem na criança.
  5. Saiba o seu grupo sanguíneo. Se o seu grupo sanguíneo não for compatível com o do bebê, pode provocar anemia e outros problemas como a doença de RH, que surge devido a esta incompatibilidade. No entanto, a doença de RH pode ser tratada facilmente durante a gravidez.
  6. Comece a tomar vitaminas pré-natais, cálcio e ácido fólico. Ingerir vitaminas, cálcio e ácido fólico pelo menos 2 meses antes da concepção, ajuda a evitar defeitos ao nível do tubo neural como a espinha bífida e outros defeitos genéticos.
  7. Verifique a sua imunidade à rubéola e à varicela. Esta imunidade pode ser testada através de um simples exame ao sangue. É importante que saiba se tem imunidade a estas doenças antes de engravidar para que não as contraia durante a gravidez. A contação destas doenças durante a gravidez pode dar origem a problemas no bebê na área neuromotora, lesões cutâneas semelhantes a cicatrizes, hipoplasia ou desenvolvimento incompleto dos dedos e várias lesões no sistema nervoso.
  8. Verifique com o médico assistente se os medicamentos que toma são prejudiciais à gravidez. Dependendo dos medicamentos que você possa tomar (medicamento para o coração, antidepressivos...) pode prejudicar o bebê; no entanto deve consultar com o seu médico sobre essa possibilidade. Defeitos genéticos como a fenda do palato e anormalidades nos membros, podem ser provocados pela ingestão de alguns tipos de medicamentos.
  9. Faça um exame ao HIv.  Se for HIV positiva pode passar este vírus ao bebê, mas se descobrir esta condição previamente, através da administração de anti-retrovíricos pré-natais pode diminuir a probabilidade de transmitir o vírus do HIV ao bebê.
  10. Verifique o seu histórico de saúde e os defeitos genéticos familiares. Verifique os registos médicos de defeitos genéticos familiares quer do lado da mãe quer do lado do pai do bebê. Tenha atenção a problemas genéticos que tenham ocorrido na família e converse com seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário