quinta-feira, 11 de novembro de 2010

COMO MANTER A DIETA NO NATAL!



Natal e réveillon estão chegando. De um lado, o natal, com árvores iluminadas com suas bolas coloridas e enfeites que brilham e encantam o olhar; presentes mil, de todas as formas e cores e o calor humano. Do outro, o Réveillon, com toda a esperança e a expectativa de que o ano vindouro será melhor do que aquele que se passou. E o que diríamos das ceias? Ah! Dá água na boca só de lembrar, não? Peru, panetone, farofa, arroz, salada; como bebida, um espumante (chic!). E que tal uma terrine de salmão com queijo e figos? E o que dizer do chocolate, das nozes, das frutas secas caramelizadas? Porém, aí nos deparamos com os seguintes questionamentos: “Como aproveitar as ceias sem sentir culpa?”; “Será que vale a pena comer e beber a vontade nessas confraternizações e correr o risco de perder tudo aquilo que eu batalhei o ano inteiro, para conquistar?” Ai você pensa... “Mas é só uma vez por ano e eu não vejo meus amigos e minha família o ano inteiro por isso, talvez eu possa...”.

Não podemos nos culpar por dúvidas como essas, afinal, são tantas coisas boas a nossa disposição nesses dias, que fica difícil não dar uma “beliscadinha”. E outra... É só uma semana do ano não pode acontecer algo tão ruim assim, não?

O problema é quando você acorda no dia seguinte do réveillon, após toda a barganha do fim de ano e vê que todos os seus esforços físicos feitos durante um ano inteiro, foram literalmente “barriga abaixo”. Aquela academia que você suou para pagar e malhar foram em vão. É nessa hora que, muitas vezes, a frustração vem acompanhada de sentimentos como arrependimento e culpa. Mas, o que fazer para não cair nesse tipo de armadilha? Como saborear todas as refeições de fim de ano sem passar dos limites? Existem alguns truques que você pode utilizar para não perder a forma e estar despreparado (a) para o verão. Vamos a elas:

Mantenha a forma mesmo com as ceias de fim de ano. Foto:Divulgação

- Tente reduzir a quantidade de gordura ao cozinhar os alimentos, por exemplo, ajuda. Porém não é o suficiente;

- Não tenha os olhos maiores que a barriga. Isso é fundamental para evitar a “comilança” em excesso. Não prove de tudo que ver pela frente só pela ocasião. Existem produtos menos calóricos que outros, tais como: peru sem molhos calóricos; o tabule de quinua, que leva galinha d’angola, damasco, amêndoa torrada e molho de romã; saladas de folhas verdes e frutas como sobremesa.

- Lembre-se que as coisas mais gostosas são, geralmente, as que mais engordam, por isso, fuja dos molhos quentes, pois esses normalmente vêm acompanhados de massas, a grande vilã da estação, assim como a cerveja, vinhos e champagne são boas opções, porém não exagere;

- Procure comer coisas leves antes de sair de casa, para não sentir tanta fome na hora da refeição. Além disso, comer na presença de outra pessoa, ainda mais para pessoas tímidas, é uma boa solução para dar uma maneirada, uma vez que, você acaba comendo pausadamente e tendo a sensação de saciedade mais rapidamente;
- Alimentos que demoram mais para serem ingeridos também são uma alternativa. Isso pelo fato de darem a sensação de estar comendo mais. Ex.:

- As frutas com maior quantidade de líquidos são as melhores para quem não quer ganhar peso. Ex.: Damasco, abacaxi, laranja e melancia.

- Doces, somente diets e lights e em pequenas quantidades.

Não perca em uma semana, tudo que lutou tanto para perder durante um ano inteiro. Saboreie a ceia com prazer e curta o verão da maneira que planejou,” pegando” leve nesse natal e ano novo!
Você pode comer de tudo mas em pequenas quantidades nada de exagero, pois muitas vezes nem sentimos necessidade de comer certos doces e alimentos provamos mais para experimentar, ai que está o erro em cada pedacinho que provamos as calorias vai aumentado, o correto é comer o que gosta e não provar nada.
Já as bebidas evite comer e beber ao mesmo tempo, caso isso ocorra de preferência a água e beba bebidas alcoólicas e drinks após uma 1 hora, a dica é se você se alimentar em pequenas quantidades e se sentir satisfeita procure não ”beliscar” e nem ”esperimentar” mais nada, assim você irá conseguir manter sua dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário