quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Adeus China - O Último Bailarino de Mao


Li Cunxin nasceu em 1961, em Vila Nova, na Comuna de Li, perto da cidade de Qingdao, costa nordeste da China. O sexto de sete filhos em uma família pobre da área rural, Li viu sua vida de camponês na China comunista de Mao mudar drasticamente quando, aos 11 anos de idade,foi escolhido pelos conselheiros culturais de madame Mao para estudar na Academia de Dança de Pequim. Depois de um curso de verão nos Estados Unidos, para o qual foi um dos dois únicos selecionados, desertou para o Ocidente, tornando-se um primeiro bailarino do Houston Ballet.

Li Cunxin com Mary McKendry (sua esposa) em Pas de Deux de Esmeralda

Li com esposa e filhos

Difícil expressar o quanto eu gostei deste livro, realmente MARAVILHOSO ! Recomendadíssimo ! Tento sempre me lembrar do que li, tento me motivar lembrando do que Li Cunxin passou e se tornou. Gostaria de dividir com vocês um trecho:
” Certa vez, estudávamos em sua aula uma fábula cujo texto ocupava cerca de meia página. Shu Wen levou uma semana inteira para nos fazer entender o significado e a complexidade da história. Tratava-se de um fazendeiro que deixara passar a época do plantio, esperando que um coelho cego batesse a cabeça em uma árvore e morresse. Isso tinha acontecido uma vez, e o fazendeiro pensava que, se a situação se repetisse diaramente, nunca mais lhe faltaria alimento.
- Descobri como ter comida sem qualquer esforço! – ele garantiu à esposa. – Vou trazer um coelho por dia para casa, e teremos carne sempre!
Nenhum coelho cego apareceu, porém. Quando ele se convenceu de sua tolice, era tarde demais: a época do plantio se esgotara, e também as economias da família.
Assim como acontecera com outras histórias, a essência dessa fábula me marcou. Nada vem facilmente. Não há como cortar caminho. As coisas só acontecem quando se trabalha por elas. O tempo deve ser valorizado. “


O livro virou filme, mas aparentemente não tem data para estreiar no Brasil, abaixo um trecho do mesmo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário