quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ORÇAMENTO FAMILIAR


Fazer um orçamento familiar não é tão difícil; a dificuldade está na execução. Normalmente todos iniciam com boas motivações mas no decorrer do tempo vemos que os resultados estão fora do planejado. Aqui vão três sugestões para que você consiga planejar e ao mesmo tempo por em prática um orçamento familiar.

Ter atitude positiva

Começe a planejar com pensamento positivo. Se ele for elaborado achando que orçamento familiar é sacrifício, haverá problemas na hora da execução. Não fique a imaginar nos pontos negativos mas pense nas conseqüências futuras que um bom orçamento familiar irá lhe trazer. Ou seja, nas recompensas que você vai obter como resultado.

O que você vai conseguir ao por em prática este novo planejamento financeiro? Você vai liquidar mais cedo uma dívida pendente, vai poder guardar dinheiro para viajar com a família nas próximas férias, fazer reforma da casa ou ainda para a educação dos seus filhos. Seja qual for a meta na sua vida, você precisa se concentrar em cima do planejamento financeiro feito para que seja o melhor caminho para você conquistar os seus objetivos.

Estar sempre motivado

Além da atitude positiva, você precisa estar sempre motivado. O que sempre acontece numa situação destas é que, por seguir a risca o plano traçado, com o passar do tempo a sua vida acaba se tornando uma rotina. Você não pode se desmotivar, porque senão irá perder o foco.

Para que você esteja sempre motivado, pense em algo para você premiar-se a si próprio, seja através de pequenos incentivos, seja criando novos objetivos para a sua vida. Você precisa sempre procurar algo que lhe de motivação para chegar até a linha final. Por exemplo, se você conseguir liquidar a dívida do cartão de crédito, que momento estava previsto para ser liquidado em 8 meses em 7 meses, pense num prêmio para você mesmo. Algum prêmio que lhe de satisfação, sem precisar gastar muito.

Atingir metas de orçamento familiar não é um trabalho fácil. Por isso precisamos sempre estar entusiasmados e com o foco voltado para atingir a meta estabelecida.

Faça um planejamento financeiro realista

Um dos maiores erros cometidos por pessoas que fazem o planejamento financeiro é criar metas muito difíceis logo de início. O que acontece é que por serem metas bem elevadas, ficam desmotivados quando as metas não são atingidas. Criar metas elevadas é muito importante, mas no início é melhor criar metas mais modestas e possíveis de concretização.

Uma maneira fácil de começar é fazer pequenos planos para curtos espaços de tempo. A partir destas pequenas conquistas passamos para a meta seguinte. E estas pequenas metas vão contribuir para a grande meta que almejamos atingir. E assim por diante até o objetivo final.

O planejamento financeiro de pequenas metas e a sua realização nos dá segurança e convicção em nossa capacidade e logo estaremos realizando o nosso objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário